quinta-feira, 27 de março de 2014

Mascotes Mortos: A história de Alex Kidd


Criado em 1986 pelo desing Kotaro Hayashida (Sob o pseudônimo de Ossale Kohta), Alex Kidd foi um sucesso na plataforma de 8 bits do Sega Master System, se tornando neste tempo o mascote oficial da empresa Sega. Seu jogo de estréia foi em “Alex Kidd in Miracle World” aonde este cabeçudo com orelhas de abano dava socos para derrotar o seu inimigo (Técnica Shellcore, aonde a mão dele crescia), além de acessórios que auxiliavam para passar de fase e matar os chefões delas utilizando o Jokenpo (Aquele joguinho: pedra, papel e tesoura).

Alem do Jokenpo, aprendemos com o Alex Kidd a odiar a fase da água!

Depois lançaram o Alex Kidd no arcade com o jogo “Alex Kidd With Stella: The Lost Stars”, aonde vemos pela primeira vez a mina do Alex Kidd, que se chama Stella. Apesar de o arcade ter gráficos de “tirar o chapéu”, a decepção veio quando tentaram lançar este jogo na plataforma de 8 bits do Sega Master System em 1988. Este jogo se chamou apenas “Alex Kidd: The Lost Stars” (Perceberam que excluíram a Stella do Jogo!) e contava com uma jogabilidade lenta e sem controle, principalmente nos seus pulos. Shellcore, acessórios e Jokenpo foram excluídos neste jogo, que pena!
Alex Kidd também teve um jogo de corrida aonde ele controlava uma bike, chamado de “Alex Kidd BMX Trial” em 1987, jogo que só foi lançado no Japão (Não me pergunte o porque) e um RPG meio tomilirola, chamado “Alex Kidd in High-Tech World” em 1989, aonde o jogador fazia rolezinho na casa do Alex e conhecia a sua família (Tédio!).

Jokenpo!

Em 1988 chega o Mega Drive 16 Bits (Sega Genesis) e com ele veio o “Alex Kidd in the Enchanted Castle” em 1990. Tudo que era bom no primeiro jogo voltou ainda melhor na plataforma de 16 Bits como o Shellcore, acessórios e Jokenpo, sem contar que agora ele mandava voadora e andava de pula-pula. Este jogo garantiu a SEGA sucesso de vendas e críticas no início dos anos 90.
Quando parecia que o Alex Kidd se firmaria na plataforma de 16 bits, em 1991 lançam um jogo ainda para Sega Master System que se chama Alex Kidd in Shinobi World. O Jogo é uma referência total ao jogo “Shinobi”, mas até que...
Apesar das boas vendas, ainda não atingia o sucesso do Super Mario da empresa Nintendo que também estava para lançar um vídeo game de 16 bits no mercado. Logo então a Sega precisava agir, então criou um mascote que atendia as crianças e os adolescentes, então veio um porco espinho azul que andava com uma velocidade incrível... Vocês sabem do que estou falando, não é?!
Fizeram algumas homenagens para lembrar daquele que foi o mascote oficial da sega, no jogo Kenseidei - Sega Master System de 1988, fizeram um "anjo" com o seu rosto para talvez avisar sobre essa possível transição de mascotes e no clássico Altered Beast, também de 1988, na 1ª fase enxergamos os túmulos de Alex e Stella. No último jogo do Dreamcast, o Segagaga de 2001, encontramos o Alex Kidd desolado, falando sobre o seu "Drama "de ser trocado pelo Sonic.

OBS: Ultimamente o Alex Kidd faz participações especiais nos jogos do SEGA Superstars Tennis (2008) e Sonic & SEGA All-Stars Racing (2010).

Um comentário:

  1. Acho que a Sega foi ingrata mesmo.

    Custava relançar o Alex Kidd já que praticamente deu o Sonic pra Nintendo.

    ResponderExcluir